Rita Dias

Rita Dias

Arqueóloga

Arqueóloga e Zooarqueóloga. Licenciada em Arqueologia e História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2004); Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2010); Doutorada em Arqueologia/Zooarqueologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2018). É investigadora integrada no Interdisciplinary Centre for Archaeology and Evolution of Human Behavior (ICArEHB) – Universidade do Algarve. Autora e co-autora de publicações nacionais e internacionais; recipiente de bolsas de investigação em projectos FCT e do Archaeological Institute of America para a sua investigação sobre subsistência e sazonalidade de caçadores-recolectores, através da análise de restos ictiológicos com recurso a esclerocronologia e análise de isótopos estáveis.

Interessa-se em problemáticas relacionadas com a subsistência e sazonalidade dos caçadores-recolectores do Holoceno e Plistoceno, questões relacionadas com a complexidade social e com metodologias de escavação e processamento de materiais arqueológicos.

Colaboradora da ERA desde 2019, sediada na ERA Algarve, onde assume funções de direcção técnico-científica, coordenação de projectos e comercial.

e-mail: ritadias@era-arqueologia.pt