Sandra Brazuna

Sandra Brazuna

Arqueóloga

Sandra Brazuna nasceu em Lisboa em 1971. Licenciou-se em História, na variante de Arqueologia, em 1994, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e concluiu em 1998 a Pós-Graduação em Museologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Iniciou a sua actividade profissional em 994, tendo exercido a profissão de arqueóloga como profissional liberal entre 1994 e 2002. Durante este período participou e dirigiu diversas intervenções arqueológicas, destacando-se, em co-responsabilidade, o projecto de investigação “Ocupações romanas da margem direita do Guadiana: do Alandroal a Monsaraz, entre a Ponte da Ajuda e a foz do Álamo”, no âmbito do Bloco 10 do programa da barragem do Alqueva.

Em Março de 2002 passou a integrar o quadro permanente da empresa ERA Arqueologia S.A., onde, no âmbito do departamento técnico, continuou a desempenhar a função de arqueóloga. A partir de 2007, para além de continuar a dirigir algumas intervenções arqueológicas, passou a desempenhar a função de coordenação e gestão de projectos. Tendo participado, dirigido e/ou coordenado diversos projectos na área da Arqueologia e Património, destaca-se uma continuidade nos projectos associados ao Aproveitamento Hidroagrícola da Barragem de Alqueva; a coordenação integrada no ACE dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos no decurso da construção da Auto Estrada do Baixo Alentejo; o desenvolvimento de diversas intervenções arqueológicas efectuadas no âmbito do Programa Polis bem como projectos de reabilitação urbana em diversos centros históricos.

A partir de 2016 passa a desempenhar a função de coordenação geral da área técnica da empresa ERA Arqueologia S.A.

Ao longo da sua vida profissional participou com a apresentação de comunicações em vários colóquios e encontros da área, e publicou vários artigos em diversas revistas da especialidade.

e-mail: sandrabrazuna@era-arqueologia.pt