17/10/2025 - Documentário sobre o projeto do Ilhéu do Rosário lançado no International Archaeology Day
O projeto “Estudo e caracterização patrimonial e arqueológica do Ilhéu do Rosário (Estômbar, Lagoa)”, promovido pelo Município de Lagoa (Algarve) em parceria com a ERA Arqueologia, S. A., encontra-se na fase final e tem vindo a revelar novos dados sobre a ocupação humana antiga no Barlavento algarvio. Situado na confluência da ribeira de Odelouca com o rio Arade, o Ilhéu do Rosário destaca-se como um espaço de excecional valor científico e patrimonial, testemunhando mais de três milénios de presença humana e de atividades ligadas à navegação, ao comércio e à produção.
No âmbito do International Archaeology Day, celebrado a 18 de outubro e promovido pelo Archaeological Institute of America, o Município de Lagoa associa-se a esta iniciativa global que celebra a arqueologia e o papel essencial da disciplina na compreensão e preservação do passado. A efeméride, que mobiliza inúmeras instituições científicas por todo o mundo, visa aproximar as pessoas da investigação arqueológica através de ações de animação e mediação cultural.
É neste contexto que será apresentada, pela primeira vez, a estreia do documentário em vídeo dedicado ao projeto do Ilhéu do Rosário, uma produção que dá a conhecer o trabalho desenvolvido no terreno, metodologias aplicadas e resultados alcançados. O filme destaca a importância do sítio como entreposto fluvial estratégico e repositório natural da evolução estuarina do Arade, contribuindo para reforçar o conhecimento sobre a ocupação humana antiga neste território ribeirinho.
Veja o documentário, aqui:
Veja o trailer, aqui: