Conservação preventiva

Anta do Monte Ruivo

Conjunto de trabalhos realizados na Anta do Monte Ruivo, quer de investigação, quer de conservação e preservação na sequência dos trabalhos que a Era-Arqueologia realizou para o IPPAR no âmbito do Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.

Milreu

Trabalho que visou a execução de sondagens preventivas de implantação do Centro Interpretativo da estação arqueológica de Milreu, procurar conhecer e compreender o estabelecimento da relação das realidades arqueológicas postas a descoberto com os vestígios já conhecidos.

Ermida de Santo António

Trata-se de uma antiga Ermida dedicada a Santo António. Terá sido provavelmente construída na 2ª metade do século XVIII, tendo perdido o seu uso religioso entre 1803 e 1853, começando a ser utilizada para fins profanos. A última actualização do sítio levou à construção de um piso superior, que veio cortar os altares. Da construção original existem ainda vestígios de frescos com decoração geométrica, que terão decorado os altares. Durante os trabalhos de escavação foram detectados enterramentos.

Restaurante Páteo de Alfama

Recuperação e conservação de um troço exterior da Cerca Velha ou Cerca Moura

Casa dos Bicos

Trabalhos de Conservação e Restauro levados a cabo sobre as estruturas arqueológicas. A consolidação e manutenção é também um factor decisivo para uma boa musealização.

Príncipe Real Nº 34

Trabalho de limpeza de cantarias e também dos guardas metálicos das varandas. Foi um trabalho realizado sobre ambas as fachadas do prédio.

Convento do Desagravo

Todo o trabalho de conservação e restauro ficou a cargo da ERA Arqueologia desde a componente cantaria, à pintura mural ou mesmos os estuques.

Forte da Graça, Elvas

A ERA integrou, ao nível da arqueologia e da conservação e restauro, a equipa que concretizou para a Câmara Municipal de Elvas um vasto projecto de reabilitação do Forte da Graça.

Villa Romana da Abicada

A equipa da ERA realizou trabalhos de conservação e restauro num conjunto de pavimentos em mosaico da Villa Romana da Abicada depositados no Museu de Portimão.

Antiga praia de Santos, Lisboa

Os vestígios da antiga fábrica metalúrgica Vulcano e Colares, cuja actividade no local remonta a meados do século XIX, foram os primeiros a emergir das escavações arqueológicas recentemente concluídas na zona da Boavista, em Lisboa. Mas para lá dessas marcas, os arqueólogos localizaram também várias estruturas e materiais associados a um passado bem mais longínquo: o da praia que ali existiu, antes da construção do aterro que veio a conquistar terreno ao rio.

Antas de Forte de Botas e Valmor e Cabeço do Torrão, Elvas

Em Maio de 1999, a ERA-Arqueologia realizou de trabalhos de limpeza num conjunto de três monumentos megalíticos pertencentes ao Circuito Arqueológico das Antas de Elvas.

Ecomuseu do Seixal, colecção de numismática

A ERA-Arqueologia levou a cabo a avaliação do estado da colecção de numismática intervencionada, em 2004, no Ecomuseu do Seixal, bem como a identificação das necessidades de intervenção e a especificação de outras necessidades de conservação da colecção.

Cofinanciado por: