Estação Fotovoltaica do Baixo Alentejo, Mombeja, Beja

Estes trabalhos arqueológicos foram desenvolvidos no âmbito do Descritor Património do Estudo de Incidências Ambientais para a Estação Fotovoltaica do Baixo Alentejo. O projecto em questão, executado pela ERA, em Maio de 2011, para a EGA - ENVIRONMENTAL GOVERNANCE ADVISORS, Lda. localiza-se na Herdade Corte Negra, freguesia de Mombeja, concelho de Beja.

Os objectivos consistiram na identificação, inventariação, localização e avaliação dos elementos de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial construído conhecidos para a área do corredor em estudo, face ao resultado da pesquisa bibliográfica. Neste sentido, foram realizadas prospecções sistemáticas, com o propósito de elaborar um relatório técnico em que, face aos resultados obtidos previamente, seriam apontadas áreas de maior sensibilidade face a eventuais impactos, avaliação de impacte e proposta de medidas de minimização.

O registo fotográfico foi realizado em suporte digital, documentando todos os sítios registados durante as prospecções. Procedeu-se, ainda, ao registo fotográfico ao longo da área a prospectar para documentar as diferentes situações de visibilidade. Cada um dos sítios detectados foi georeferenciado através de Global Position System (aparelho SporTrak – Magellan com a precisão de 7m), num sistema de coordenadas UTM. Sempre que possível procurou-se contactar com a população local.