Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Samouqueira, Sines

No âmbito do empreendimento Polis do Litoral Sudoeste, relativo às empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural, nomeadamente nas praias (futuros parques de estacionamento, acessos), a ERA levou a cabo, em Janeiro de 2014, trabalhos arqueológicos de prospeção na Praia de Samoqueira.

Não foram detetados vestígios arqueológicos na zona de afetação. Contudo, tendo em conta a área de dispersão dos vestígios arqueológicos da Jazida da Samouqueira II, preconizou-se a realização de sondagens de diagnóstico precisamente no espaço de implementação do miradouro e acesso ao mesmo, bem como o acompanhamento dos trabalhos da empreitada.

 

SONDAGENS DE DIAGNÓSTICO

As sondagens executadas na Praia da Samouqueira decorreram entre os dias 3 e 6 de Junho de 2014, não se tendo identificado contextos arqueológicos preservados. Como medida de minimização, preconizou-se o acompanhamento arqueológico das diversas componentes da empreitada que implicassem afetação do subsolo ou outras que pudessem ter implicações sobre o património arqueológico, tal como previsto na lei.

O conjunto de materiais arqueológicos recolhidos totalizou 18 peças, provenientes das sondagens, sendo composto por 1 seixo, 1 núcleo, 3 fragmentos de cerâmica, 5 lascas e 8 termocástos. Relativamente às matérias-primas, verificou-se que a grande percentagem (50%) era de grauvaque, rocha existente em abundância na área. Face ao reduzido número de artefactos recolhidos, não foi possível definir módulos de debitagem, contudo, estes foram enquadrados num momento da Pré-história recente.

 

ACOMPANHAMENTO ARQUEOLÓGICO

Realizadas no dia 31 de Julho de 2014, estas ações de acompanhamento arqueológico foram adjudicadas pela Pengest, S.A. O acompanhamento incidiu sobre afetações diretas no solo, tais como desmatações, terraplanagem e fresas. Verificou-se um fraco potencial sedimentar e a ausência de vestígios arqueológicos, pelo que, encontrando-se concluídas as referidas afetações, se consideraram finalizados os trabalhos.