Bloco de Rega Moura Gravítico, Barranco dos Caliços (ID62)

Realizada no sítio de Barranco dos Caliços, no âmbito da execução do Bloco de Rega Moura Gravítico, esta intervenção decorreu entre 2 e 6 de Outubro de 2014. No local, foram realizadas quatro sondagens manuais de diagnóstico, num total de 16 m2, que procuraram caracterizar a estratigrafia da área e compreender a possível presença deste sítio arqueológico.

Assinalado e inventariado, com o n.º 62, na sequência de prospecções arqueológicas realizadas durante a Avaliação de Impacte Ambiental, o sítio em questão havia sido caracterizado como uma mancha de ocupação da Pré-história recente. No terreno, foram identificados restos de talhe (lascas) e indústria lítica em quartzo e quartzito, numa área de aproximadamente 2.500 m².

Embora no terreno onde se realizaram as sondagens se tivessem identificado raros elementos líticos, à superfície e muito rolados, estes não foram observados durante a escavação das sondagens. Além disso, não se verificaram contextos arqueológicos preservados, identificando-se o substrato geológico sob os níveis de utilização agrícola do terreno.

Uma vez que não foram identificados vestígios arqueológicos preservados, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afectação do subsolo associados ao desenvolvimento do projecto.


 

Cofinanciado por: