Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 5

As escavações arqueológicas realizadas no sítio do Vale de Figueiras 5, enquadradas na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega Moura – Gravítico (Fase de Obra), decorreram entre os dias 15 e 19 de Maio de 2015.

Esta intervenção consistiu na realização de 2 sondagens de diagnóstico, no total de 5 m², que incidiram sobre duas estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento de obra.

A sua escavação revelou que a estrutura negativa da sondagem 1 corresponderia eventualmente ou a uma raiz de árvore ou a uma “toca” de um animal de médio porte. Em relação à estrutura intervencionada na sondagem 2, dada a inexistência de materiais que permitissem afinar qualquer tipo de cronologia, a colmatação desta estrutura foi datada genericamente entre o período medieval e o período moderno.

Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de remoção de terras durante a execução do projecto.

 

Cofinanciado por: