Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Cerro dos Outeirões

No contexto da execução do Circuito Hidráulico de Roxo-Sado e respetivo Bloco de Rega (Fase de obra), esta operação arqueológica foi realizada no sítio do Cerro dos Outeirões, localizado na freguesia de São João de Negrilhos, concelho de Aljustrel e distrito de Beja.

Os trabalhos decorreram no dia 6 de Janeiro de 2016 e iniciaram-se no seguimento da descoberta, em ações de acompanhamento arqueológico, de uma interface negativa escavada no substrato geológico.

Foi escavada a referida interface negativa, que se encontrava preenchida por um único depósito de características areno-argilosas, no qual foram recolhidos quatro fragmentos cerâmicos incaracterísticos. Por esse motivo, não foi possível determinar a cronologia deste contexto, permanecendo também desconhecida a função a que se destinaria.

Concluída a intervenção, e uma vez que a área de escavação inicialmente atribuída permitiu o registo completo da estratigrafia presente no local, sugeriu-se a continuação do acompanhamento arqueológico da obra.

Cofinanciado por: