Sistema de Adução de Morgável, Vale da Represa 1

Os labores no sítio Vale da Represa 1, integrados na Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, decorreram em 28 e 29 de Julho de 2015. Realizaram-se 8 sondagens mecânicas no eixo central da área de afetação, implantadas numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície e de acordo com as condições geomorfológicas do local.

Esta área corresponde a um planalto a NW de S. João de Negrilhos (Aljustrel), numa região de formação de lagoas (Planalto das Lagoas). É uma área de tendência aplanada cujo limite se encontra modulado por pequenos cursos de água que drenam o para ribeira do Rôxo.

Nas sondagens propriamente ditas não foram identificados quaisquer materiais ou contextos arqueológicos preservados. A presença de algum material lítico talhado à superfície evidencia a existência de um sítio pré-histórico na área. No entanto, face à dispersão de artefactos, à fraca potência sedimentar e à afectação do solo pelas actividades agrícolas, este não se encontrava preservado na área intervencionada.

Uma vez que não foram identificados vestígios ou contextos arqueológicos preservados no decorrer destes trabalhos, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos com afectação do subsolo associados ao desenvolvimento do projecto.

Face às características geológicas e geomorfológicas na área do projecto, que permitiram a conservação de contextos arqueológicos de cronologia da Pré-historia Antiga no sítio de Monte Novo dos Modernos 1, a presença de material arqueológico à superfície do sítio e a possibilidade da existência de contextos preservados em profundidade, noutras áreas fora dos locais intervencionados, preconizou-se que o acompanhamento arqueológico fosse realizado por especialista em Pré-história Antiga.