Blocos de Rega de Vale do Gaio, Monte dos Lanças 1

A operação arqueológica realizada no sítio Monte dos Lanças 1, no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução dos Blocos de Rega de Vale do Gaio (Fase de obra), teve lugar entre os dias 16 e 24 de Março de 2015.

Realizaram-se duas sondagens implantadas sobre manchas de forma circular que corresponderiam a duas estruturas negativas de cariz possivelmente arqueológico. Nos enchimentos dessas estruturas verificou-se um único depósito sedimentar, não tendo sido identificados quaisquer materiais arqueológicos.

Os limites das interfaces das estruturas são difusos e de difícil definição em escavação, pelo que não foi possível determinar a origem antrópica ou natural (podendo corresponder ao negativo de raízes de árvores) das mesmas.

Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos. Deste modo, não se justificou a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de remoção de terras durante a execução do projecto.

Cofinanciado por: