Adutor Pisão-Roxo (Fase de Obra), Vale Frio

As sondagens arqueológicas efetuadas no sítio de Vale Frio, entre os dias 13 e 16 de Julho de 2009, enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do 3.º troço do Adutor Pisão-Roxo (Fase de Obra).

Neste sítio foram diagnosticados, em diferentes fases de acompanhamento, uma cista e um conjunto de três cistas da Idade do Bronze, este ligeiramente desviado a Nordeste. A cista agora escavada encontrava-se em muito mau estado de conservação, fruto dos recorrentes trabalhos agrícolas e das mais recentes remoções de terras realizadas no decurso da obra. De planta subrectangular/ligeiramente trapezoidal, apresentava uma orientação SO→NE, com 1 m de comprimento por 0.60 m de largura média e 0.36 m de altura.

Escavada no geológico, esta estrutura mantinha ainda parte dos esteios dispostos em cutelo, nomeadamente o da cabeceira e parte dos limites laterais. Arrancados os outros, restavam os negativos da sua presença. Estes esteios eram de xisto ardosiano, lajes inteiras com cerca de 0.60 m comp. e 0.10 m de espessura. A sepultura, parcialmente destruída, não apresentava nenhum artefacto, nem nenhuma outra estrutura associados. O primeiro nível de ossos foi claramente remexido e retirado do local. Sob este, encontraram-se os restos osteológicos de dois indivíduos em conexão anatómica.

Juntamente com as estruturas similares encontradas a Nordeste, acredita-se que esta cista possa fazer parte de um amplo espaço funerário, utilizado na Idade do Bronze. Ficou a aguardar-se os resultados da escavação das restantes cistas, na esperança de se conseguir afinar a cronologia, esbatida pela ausência de materiais.

Os resultados obtidos, as medidas de desmonte levadas a cabo durante o processo de escavação e o facto de já não haver necessidade de novas aberturas mecânicas no local, levaram a preconizar apenas a cobertura total da sondagem e um especial cuidado no acompanhamento arqueológico de todos os trabalhos de obra a realizar nesta área.

Cofinanciado por: