Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Cangueiros, Gato de Cima

No âmbito da minimização de impactes sobre o Património Cultural decorrente da execução do Bloco de Rega de Brinches, haviam sido identificadas, em fase de obra, quatro manchas de funcionalidade e cronologia indeterminadas, no sítio do Gato de Cima.

Estabeleceu-se então a realização neste local de duas sondagens manuais (fossas 2 e 3) e o registo das outras duas manchas identificadas em corte (manchas 1 e 4), totalizando a intervenção 13 m². Posteriormente, verificou-se a necessidade de proceder a um alargamento de 1 m2. Os trabalhos decorreram entre os dias 10 e 19 de Junho de 2009.

A escavação arqueológica revelou a existência quatro interfaces de tipologia distinta. Se das sondagens 1 e 4 não se pôde acrescentar nada no que diz respeito a cronologia, funcionalidade e mesmo planta, uma vez que as interfaces identificadas não foram escavadas, os dados revelados pelas sondagens 2 e 3 pouco mais documentaram, visto não se terem identificado materiais arqueológicos ou outras evidências que permitissem caracterizar o local quanto àqueles e outros aspetos.

Encontrando-se escavadas integralmente e registadas todas as realidades arqueológicas reconhecidas no terreno, não se propuseram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico previsto.

 

Cofinanciado por: