Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Navegadas, Monte da Caramujeira 2

A intervenção no sítio do Monte da Caramujeira 2 enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre 2 estruturas negativas identificadas no decurso da execução do Bloco de Rega de Brinches. Os trabalhos decorreram entre os dias 27 de Fevereiro e 3 de Março de 2009.

As duas estruturas poderiam corresponder a dois fundos de cabana e a uma parte de uma possível terceira. Foi ainda identificado um recipiente em cerâmica manual in situ, colocado diretamente sobre a base da estrutura negativa. Este estava associado a uma fase de ocupação/abandono daquela estrutura, sendo, portanto, anterior à formação do depósito de abandono.

Quanto à cronologia de ocupação do local, a escassez dos materiais cerâmicos e a forma tipológica identificada não permitiram grandes conclusões, para além da certeza de se tratar de um sítio da Pré-história recente, possivelmente Calcolítico ou da Idade do Bronze.

Tendo em conta os resultados obtidos, e a localização das estruturas no interior da vala, preconizou-se, como medida de minimização, o acompanhamento cuidado desta área por forma a não afetar outras estruturas que pudessem estar próximas como a registada junto à fossa 2.


 

Cofinanciado por: