Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Monte Novo da Quinta do Castelo 1

No sítio de Monte Novo da Quinta do Castelo 1 haviam sido registadas, no decurso do acompanhamento arqueológico da execução do Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, três manchas de cor castanha escura no substrato geológico.

Tendo em conta a dimensão das estruturas negativas e a área de afetação, determinou-se o desenvolvimento de 2 sondagens manuais de diagnóstico, totalizando 7 m2. Posteriormente, foi dimensionada uma nova área de 3,22 m2 sobre uma mancha de argilas cinzentas inicialmente diagnosticada pelo acompanhamento de obra.

A intervenção teve como resultado a deteção de duas estruturas de origem antrópica: o canal colmatado de um antigo ribeiro e uma bolsa de argilas de origem natural.

No que se refere às estruturas antrópicas, estas foram duas: uma fossa de planta circular e secção semiesférica com uma cronologia possível entre os períodos do Calcolítico e Bronze; uma estrutura em forma de oito, com um único enchimento e sem material arqueológico associado. A cronologia e/ou funcionalidade desta estrutura é desconhecida, no entanto, fossas similares foram observadas no decurso das outras intervenções efetuadas no contexto deste Bloco de Rega, sendo que, em algumas, foram identificados materiais de época do Bronze.

 

 

 

 

Cofinanciado por: