Infraestruturas de Electricidade na ZEP do Castelo de Viana do Alentejo

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico realizaram-se no âmbito da “Instalação de Infraestruturas de Eletricidade na ZEP do Castelo de Viana do Alentejo”, entre Dezembro de 2014 e Julho de 2015. O objetivo foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial a surgir durante os trabalhos de escavação e já identificados na área envolvente à obra.

Assim, procedeu-se ao acompanhamento arqueológico permanente para as frentes de obra desenvolvidas. Quanto a medidas de minimização de impacte decorrentes do mesmo, estas consistiram no registo fotográfico que retrata a progressão dos trabalhos nas diversas zonas afetas à obra e no preenchimento sistemático das fichas de acompanhamento arqueológico.

As únicas medidas de minimização foram a salvaguarda de um enterramento no corte Sul da vala na Travessa das Torres com o devido conhecimento por parte da tutela e o registo gráfico e fotográfico do caneiro identificado na Travessa dos Frades. Ao longo de todos os trabalhos efetuados foram sendo recolhidos alguns materiais, nomeadamente cerâmicos, bem como restos osteológicos. Estes foram lavados e catalogados, para serem entregues à Câmara Municipal de Viana do Alentejo.