Herdade da Freixeira, Moura
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de reconversão agrícola definido para a Herdade da Freixeira, Moura, decorreram em abril de 2021. Mesmo não existindo vestígios inventariados na área em questão, estes trabalhos foram solicitados pelo promotor do projeto no sentido de conciliar a sua futura implementação com possíveis vestígios patrimoniais existentes.
De acordo com o plano de trabalhos arqueológicos aprovado, os trabalhos arqueológicos efetuados consistiram numa primeira fase de pesquisa e elaboração de base de dados, seguida de prospeção arqueológica. Foi prospetada a totalidade da área a explorar, não tendo sido identificados vestígios e/ou contextos arqueológicos. Também não foram identificados elementos de arquitetura popular.
De facto, os terrenos onde a parcela a reconverter se localiza caracterizam-se pela presença de espessos depósitos sedimentares terciários, com abundante seixo rolado. Este tipo de terreno normalmente é um indicador de baixa frequência de sítios arqueológicos, uma vez que se trata de terrenos instáveis e pouco propícios à agricultura tradicional.
Nesse sentido e no âmbito do projeto agrícola, não foram propostas medidas de minimização adicionais.