Alcariais dos Guerreiros de Cima - 2ª Intervenção

A intervenção arqueológica no sítio dos Alcariais dos Guerreiros de Cima ocorreu no contexto das medidas de minimização de impactos sobre o património arqueológico da A2 – sublanço Castro Verde/Almodôvar, as quais obrigaram à escavação integral em toda a área afectada deste povoado rural islâmico.

O objectivo consistiu em completar e finalizar a escavação da área afectada pelo traçado da A2 na zona do povoado iniciada por uma equipa anterior. Pretendeu-se caracterizar toda a ocupação humana ocorrida no sítio, a sua diacronia e os seus contextos histórico-culturais, através de uma escavação integral de todas as realidades arqueológicas afectadas e com o desmonte acompanhado de todas as estruturas identificadas.

Os trabalhos puseram à vista um conjunto único para a arqueologia rural islâmica na região e no Garb Al-Andaluz. Apesar de uma estratigrafia por vezes afectada por actividades humanas recentes, como a construção de currais, ou por processos naturais de escorrências, o conjunto de 4 edifícios (que se somam aos dois escavados na intervenção anterior) apresentou níveis de ocupação quase exclusivos da etapa derradeira do povoado, entre os sécs. XII e XIII.

Edifício.

Com efeito, as escavações no sítio dos Alcariais dos Guerreiros de Cima resultaram numa base de trabalho única para a caracterização do mundo rural islâmico na região e no Garb al-Andaluz.

Cofinanciado por: