Blocos 5 e 9 - Monte do Tosco e Castelo das Juntas

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de conservação e preservação dos sítios arqueológicos do Monte do Tosco e Castelo das Juntas (Blocos 5 e 9 do Plano de Minimização de Impactes Arqueológicos do Alqueva). Solicitados pela EDIA, os trabalhos de campo tiveram início em Setembro de 2003 e decorreram até meados de Outubro.

A intervenção teve por objectivo garantir a preservação das estruturas arqueológicas postas a descoberto durante as campanhas precedentes. Para tal procedeu-se à selagem das sondagens, uma vez que desta forma os elementos estruturais deixariam de ficar expostos aos agentes atmosféricos.

Selagem das sondagens.

Foi possível afirmar que os objectivos propostos foram concretizados através do desenvolvimento e aplicação de um método que visou diminuir o efeito nefasto dos principais agentes de degradação, e conferir maior estabilidade física às estruturas. Este método consistiu na limpeza, consolidação e estabilização das estruturas antes do re-enterramento, de modo a se encontrarem em bom estado no caso de virem a constituir-se como elementos de fruição pública.