Plano Director Municipal - Calheta

A realização da pesquisa documental e bibliográfica para o concelho em causa foi a primeira etapa, o que resultou num total de 47 elementos patrimoniais inventariados. No âmbito da pesquisa prévia deste trabalho foram consultados: documentação, estudos, monografias, artigos específicos, cartografia e estabelecidos contactos sobre património arqueológico, etnográfico e arquitectónico no concelho da Calheta.

Para além das obras de carácter genérico, foi ainda realizado um levantamento bibliográfico específico sobre projectos ou sítios localizados na área de estudo. Toda a informação foi sistematizada e cartografada em suporte vectorial.

O enquadramento estratégico do Plano Director Municipal da Calheta, nunca foi descurado, tendo sido efectuado através da análise dos documentos de carácter estruturante ou programático, considerados pertinentes, no sentido de identificar objectivos estratégicos para o PDM da Calheta.

Pretendeu-se, deste modo, evidenciar a coerência do PDM da Calheta com as opções estratégicas fixadas ao nível de outras políticas sectoriais ou transversais com ele relacionadas. Uma tónica dominante consiste na adopção de medidas adequadas de prevenção de impactes, sempre que ocorram ameaças potenciais aos diferentes factores ambientais.