Reabilitação da Muralha do Baluarte do Cavaleiro, Chaves

Os trabalhos arqueológicos realizados, em Março e Abril de 2008, no âmbito do projecto de Reabilitação da Muralha do Baluarte do Cavaleiro – Plataforma Superior – Arranjos Exteriores e Remodelação da Ilha do Cavaleiro (1ª fase), localizada no Jardim Público de Chaves, freguesia da Madalena, levado a cabo pelo Município de Chaves, visaram a mitigação de eventuais impactes negativos resultantes da execução da referida empreitada.

A área intervencionada foi local de ocupação antrópica de alguma intensidade, fruto da sua localização geográfica e da instabilidade a que muitas vezes esteve sujeita. No recinto onde outrora se situava a Ilha do Cavaleiro, e onde é visível o Baluarte, teria inicialmente existido uma muralha romana do período de Augusto e, posteriormente, uma outra muralha do período Medieval, o que atesta a importância militar e defensiva desta área ao longo de vários períodos.

Um dos objectivos desta intervenção era confirmar e enquadrar estas realidades, bem como compreender e obter dados mais concretos sobre a construção do Baluarte do Cavaleiro, e toda a actividade militar e humana que terá existido aqui desde a sua construção no séc. XVII.

Durante e após os trabalhos de demolição da parede da casa nº 9 (pertencente à antiga Ilha do Cavaleiro), foi possível verificar que a estrutura original do Baluarte foi destruída, muito provavelmente para a construção da referida casa, sustentando parte da parede, tendo esta fase de intervenção ocorrido no período Contemporâneo.

As sondagens realizadas permitiram concluir que esta área esteve sujeita a aterros continuados, pelo menos desde a fundação do Baluarte, não tendo sido possível atingir níveis que trouxessem dados mais concretos sobre outras realidades anteriores a este período. Os materiais cerâmicos encontrados confirmaram isto mesmo, surgindo, por vezes, materiais de diferentes períodos no mesmo contexto estratigráfico, permitindo constatar a presença de terras de proveniências diversificadas.