Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Caliços 1

Estes trabalhos enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da obras de implementação do Bloco de Rega de Orada – Amoreira (fase prévia à obra). Com efeito, foram preconizadas acções de minimização, revestidas de uma natureza de diagnóstico, nomeadamente escavações arqueológicas em que se pretendia recolher informações sobre os sítios a afectar.

No Estudo de Impacte Ambiental, o sítio Caliços 1, localizado a nordeste do marco geodésico de Torrejões, concelho de Serpa, surge referenciado como um possível povoado de cronologia pré-histórica. Tal como no estudo referido, no decorrer dos trabalhos de escavação foram recolhidos à superfície fragmentos de cerâmica manual e elementos de pedra lascada.

Foram efectuadas 5 sondagens manuais, implantadas no eixo da vala para colocação da conduta de rega. No que concerne à sondagem 1 e 2, reconheceu-se a presença de interfaces negativas, em cujos depósitos de enchimento foram recolhidos fragmentos de cerâmica manual e alguns artefactos de pedra lascada. Na impossibilidade de se determinar a natureza das interfaces, não foi possível afirmar se seriam antrópicas ou naturais.

Sondagem.

Na sondagem 5 foi identificada uma fossa escavada no substrato geológico, sendo esta de formação antrópica. Já nas sondagens 3 e 4 não foram reconhecidos quaisquer contextos arqueológicos. Considerou-se, assim, que teria existido uma ocupação pré-histórica neste espaço, não sendo possível fazer uma classificação cronológica mais precisa.

Devido ao facto de não ser possível estabelecer, com os dados disponíveis, qual a natureza das realidades identificadas no sítio Caliços 1, preconizou-se a decapagem mecânica na área entre as sondagens já intervencionadas, acrescido de decapagem de 5m para Sul e 5m para Norte, para despiste da presença de possíveis estruturas negativas.

Cofinanciado por: