Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Casqueira 2

A ERA-Arqueologia realizou, em 2008, um conjunto de acções arqueológicas de diagnóstico no âmbito da minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes das obras de implementação do Bloco de Rega de Orada – Amoreira (fase prévia à obra). No caso das escavações pretendia-se recolher informações sobre os sítios a afectar.

Localizado a sudeste do marco geodésico da Casqueira, no concelho de Serpa, o sítio Casqueira 2 corresponde ao número de inventário 2 do Estudo de Impacte Ambiental, sendo classificado de cronologia Medieval ou Moderna. Nos trabalhos de prospecção então efectuados foram identificados fragmentos de cerâmica comum incaracterística e cerâmica de construção, sobretudo fina.

A área intervencionada localiza-se no trajecto da conduta 9 do Bloco de Rega, em terrenos agrícolas relativamente planos. O sítio Casqueira 2, situado já fora da área a intervir, levou a que se efectuassem duas sondagens mecânicas no eixo da futura vala da conduta, na zona onde esta passa mais próxima dele, de modo a localizar possíveis contextos arqueológicos que pudessem vir a ser afectados.

Cada sondagem teve a medida de 2m de largura por 5m de comprimento, tendo em atenção a largura da vala onde seria implantada a tubagem. Após a execução das sondagens, não se detectou a presença de qualquer material arqueológico ou estrutura que pudesse vir a ser afectada pela construção da conduta.

Apesar de não se ter observado a presença de estruturas ou materiais arqueológicos, preconizou-se o acompanhamento arqueológico efectivo e presencial, tendo-se especial atenção aquando da proximidade das obras ao referido sítio arqueológico.