Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Corça 1 (Fase 3)

A escavação manual efectuada no sítio Corça 1 surgiu como medida de minimização preconizada face aos resultados obtidos na decapagem mecânica, numa fase anterior, onde se identificaram algumas possíveis interfaces negativas que, em termos de plano à superfície, se assemelhavam às estruturas do período romano escavadas na primeira fase da intervenção neste sítio.

Após a escavação das interfaces negativas na sondagem 1/2, apenas uma delas aparentava tratar-se de uma estrutura antrópica inacabada, tendo em conta a sua proximidade com as realidades do período romano escavadas em fase anterior, assim como a sua semelhança em termos de forma e tamanho (30 cm de profundidade). As restantes tratar-se-iam de formações naturais do terreno, preenchidas por sedimentos de origem natural, tal como no caso de interfaces escavadas anteriormente.

Em relação à estrutura denominada Fossa 5, esta não deixou dúvidas quanto ao carácter antrópico da sua formação. Escavada no substrato geológico, em forma de saco (2,26m de profundidade e cerca de 2,76m de diâmetro na sua parte mais larga), continha nos seus quatro enchimentos aproximadamente duas centenas de fragmentos cerâmicos pré-históricos, cerca de uma dezena de artefactos líticos e um enterramento de um canídeo.

Quanto à sua cronologia, após observação das formas cerâmicas encontradas, que incluíam fragmentos de taças, taças carenadas, globulares, tigelas, um vaso carenado, esféricos e vários fragmentos com aplicações mamilares, pôde apontar-se para o Neolítico Final. No que respeita ao esqueleto de cão, dada a posição em que foi encontrado e a sua relativa boa conservação, pareceu tratar-se de um deposição cuidada e intencional, podendo falar-se de um enterramento, situação frequente em contextos de pré-história recentes.

Neste sentido, a funcionalidade da estrutura poderia ter-se alterado com o tempo, passando de uma primeira função de armazenagem para uma posterior utilização como sepultura, neste caso de um animal, que teria sido a sua função final.

Cofinanciado por: