Ruas General Morais Sarmento e D. Frei Manuel do Cenáculo, Beja

Os labores arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento “Infraestruturas de Telecomunicações de Beja” foram adjudicados à ERA pela Telcabo, tendo decorrido entre os dias 1 e 26 de Outubro de 2015. A intervenção correspondeu ao acompanhamento da abertura de cerca de 400m de valas para a passagem de cabos de fibra óptica da Vodafone.

Desenvolvidos ao longo das ruas General Morais Sarmento e D. Frei Manuel do Cenáculo, os trabalhos permitiram verificar que os arruamentos, nas áreas e profundidades afectadas pela presente empreitada, apresentavam um registo estratigráfico contemporâneo marcado pela formação da actual rede viária e do sistema de infraestruturas básicas da cidade de Beja.

No decorrer de quase 1 mês de actividades, não foram identificados contextos arqueológicos preservados, tendo a cultura material recolhida provido dos depósitos de enchimento da vala aberta para a passagem da rede de abastecimento de água (um trabalho efectuado nos últimos 3 anos), e cujo traçado foi, grosso modo, seguido por esta empreitada.

A ausência de contextos preservados e a dispersão e descontextualização dos acervos materiais dali provenientes estaria assim associada aos vários trabalhos de instalação e remodelação das redes de infraestruturas da cidade de Beja.