Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Horta do João da Moura 1

Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom (Fase de Obra), no concelho de Ferreira do Alentejo. Os trabalhos começaram no dia 29 de Outubro de 2009 e foram interrompidos em 20 de Abril de 2010.

No sítio da Horta do João da Moura 1 identificaram-se, no decurso do acompanhamento da abertura de vala da Conduta Principal do Sub-bloco de Ferreira, duas manchas de materiais, uma das quais associada a uma concentração de blocos de pedra que poderiam corresponder aos vestígios de uma estrutura de época histórica. Tendo em conta a dimensão das manchas então visíveis, estabeleceu-se a realização de 3 sondagens manuais, totalizando 14 m2.

Com o início dos trabalhos, verificou-se que estas manchas de materiais correspondiam a uma fossa e, a que apresentava blocos de pedra associados, a dois monumentos tipo tholos. Esta situação levou à alteração do traçado da vala, tendo sido realizada de imediato a decapagem da nova área. Nestes labores surgiram algumas novas interfaces que se intervencionaram, sendo inconclusiva a sua cronologia e funcionalidade.

Após a escavação das estruturas negativas detectadas no novo traçado, esta área foi desbloqueada e a vala aberta para a colocação das tubagens do sistema de rega. Durante este processo, os trabalhos nos sepulcros e na fossa do traçado antigo foram interrompidos, tendo-se protegido as estruturas com geotêxtil. Recomeçaram após o fim da abertura da vala, tendo sido novamente interrompidos devido à adjudicação a outra empresa.