Praça Tomás Ribeiro, n.º 7 e 9, Sines

Estes trabalhos de conservação e restauro foram realizados em elementos de património integrado em cantaria e azulejo existentes no edifício de habitação unifamiliar na Praça Tomás Ribeiro, nº 7 e 9, em Sines. Efetuados pela ERA-Arqueologia no âmbito de alteração e reabilitação do referido edifício, decorreram durante o mês de maio e junho de 2016.

Do ponto de vista do enquadramento patrimonial do imóvel, o seu edificado insere-se no Plano de Salvaguarda do Castelo de Sines.

O principal objetivo da intervenção foi recuperar os elementos patrimoniais integrados, nomeadamente, uma janela “gótica”, constituída por cantaria e azulejos, um painel azulejar parietal e elementos de cantaria dos vãos de porta e de janela, bem como a laje da entrada principal da casa, todos com valor Histórico, promovendo ações de conservação com vista a garantir a estabilidade físico-química dos mesmos.

                            Janela gótica.

As ações de estabilização, conservação e proteção passaram pela remoção de materiais incompatíveis e destabilizadores, fazendo a substituição por materiais compatíveis e tendo em conta as necessidades reais dos elementos patrimoniais. Optou-se pela reintegração cromática dos preenchimentos, uma vez que de outra maneira estes ficariam demasiado destacados, dificultando a leitura global dos mesmos.

Cofinanciado por: