Rua Boqueirão do Duro, 38-42, Lisboa (Análise Parietal)

Os trabalhos de registo fotográfico sistemático e análise parietal dos elementos edificados alvo de demolição no âmbito da remodelação do edifício, sito na Rua Boqueirão do Duro, nº 38 – 42/ Rua D. Luís I nº 28/28B, em Lisboa, decorreram entre Fevereiro e Março de 2016.

Realizou-se o registo fotográfico sistemático de todos os elementos parietais objeto de demolição prévia aos trabalhos de escavação do subsolo, tendo sido ortofotografadas apenas as estruturas diretamente ligadas às realidades fabris, pelo que se procedeu à picagem pontual e consequente análise parietal, nalgumas paredes, de forma a caraterizar e estabelecer as relações entre os diferentes elementos construtivos. 

A informação recolhida a partir da observação parietal permitiu completar e confirmar os dados referentes à fase de escavação de subsolo, bem como estabelecer um faseamento que se materializa, grosso modo, em três grandes momentos de utilização/transformação destas realidades.

O primeiro momento corresponde à instalação da Fábrica Vulcano, no lote a Este da Fábrica Collares (paralelo à Rua Boqueirão do Duro) por volta de 1908/1909. O segundo momento diz respeito à transformação de estruturas, durante e após a fusão em 1915, dos dois núcleos fabris implantados no local e que dão origem à Fábrica Vulcano e Collares. O terceiro e último momento concerne à adaptação do Pavilhão 1, após desafetação da Fábrica Vulcano e Collares deste espaço, em 1942, como elemento integrante dos armazéns da Cimenteira Liz.

Por outro lado possibilitou a caracterização, levando à compreensão do método de construção de alguns dos edifícios originais (respeitantes à fase fabril inicial) e ainda em pé aquando do arranque da empreitada. Tal é o caso do emblemático Pavilhão 1 que apresentava um sistema de construção anti-fogo, no qual as fachadas, onde se desenhavam vãos, em arco de volta perfeita, e os tetos em abobadilha de tijolo, suportados por colunas de ferro fundido, mesclavam diversos materiais como o ferro, o tijolo de burro e o revestimento em pedra.

 

Cofinanciado por: