Estrada Nova, n.º 80, Atalaia de Cima, Colares

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento para a construção de uma habitação unifamiliar sito na Estrada Nova, n.º 80, Atalaia de Cima, Colares, decorreram em Fevereiro de 2020.

Os trabalhos permitiram observar uma estratigrafia linear, similar nas duas sondagens intervencionadas, sem quaisquer contextos arqueológicos preservados. O substrato geológico local foi identificado a uma profundidade máxima de um metro, desde a cota de circulação atual, apresentando-se coberto por níveis revolvidos caracterizados pela presença de entulhos contemporâneos depositados neste terreno ao longo dos últimos anos.

Preconizou-se, como medidas de minimização, em presumíveis futuros trabalhos neste local, o acompanhamento arqueológico de todas as ações realizadas por via mecânica ou manual, de forma sistemática e permanente que impliquem remeximento do subsolo (escavação, decapagens, montagem de estaleiro, abertura de valas para execução dos projetos de especialidades/infraestruturas e respetiva ligação à rede pública). Naturalmente, caso surjam contextos arqueológicos que o justifiquem, sempre em consonância com a DGPC, deverá ser considerada a alteração da metodologia, no sentido da adopção dos preceitos que regem uma escavação arqueológica.

Cofinanciado por: