Av. 24 Julho, 103, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos decorreram no âmbito da minimização do impacte patrimonial das obras de construção em nova planta de um edifício sito na Av. 24 de Julho/Boqueirão dos Ferreiros/Rua D. Luís I, freguesia da Misericórdia, Lisboa.
Os trabalhos de diagnóstico consistiram na implantação de 5 sondagens de 3 x 3m a uma profundidade prevista de 2.50m (nível freático). As sondagens 1, 3, 4 e 5 revelaram a existência de contextos arqueológicos preservados, provavelmente relacionados com a atividade metalúrgica no local entre o séc. XIX e primeira metade do séc. XX.
As evidências arqueológicas consistem em pavimentos (sondagens 1,3 e 5) e compartimentos pavimentados formados por muros em tijolo cheio ligado por cimento (sondagem 5).
A sondagem 2 revelou evidências sobre a grande afetação dos contextos pré-existentes em parte do segmento SE da área atual de obra, tendo-se observado o corte dos níveis eventualmente correspondentes ao Aterro da Boavista (1855) sob o qual se detetou o nível freático (2.53m).