Rua da Abegoaria, n.º 41, Faro

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento na Rua da Abegoaria, nº 41, em Faro, decorreram entre os dias 16 de novembro de 2020 e 26 de janeiro de 2021.

O acompanhamento arqueológico de movimentação de terras até à cota de afetação, tendo atingido um nível geológico (100 cm de cota), não revelou o surgimento de vestígios arqueológicos relevantes para o conhecimento histórico-arqueológico do Município de Faro. 
 
Relativamente ao padrão estrutural do edifício, o registo parietal revelou a existência de um padrão construtivo entre meados dos séculos XVIII e XX, predominando as paredes em taipa tradicional e paredes de aparelho misto e ciclópico composto por pedras calcárias, pedras de cal e argamassa de areia, com reparações atuais em tijolo e cimento. 

Não houve necessidade de propor medidas de minimização, uma vez que os trabalhos de registo parietal e acompanhamento arqueológico de demolições e movimentações de subsolo ficaram concluídos, não tendo sido detetados vestígios arqueológicos relevantes. 

Cofinanciado por: