Herdade dos Pardais, freguesia de Cabeção, Mora
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de reconversão agrícola em parcelas da Herdade dos Pardais decorreram entre os dias 12 de março e 9 de abril de 2021. Estes consistiram numa primeira fase de pesquisa e elaboração de base de dados, seguida de prospeção e avaliação dos impactes resultantes da implantação do projeto.
Foi prospetada a totalidade da área a explorar, tendo sido relocalizados 6 sítios e identificados 3 novos. Na sequência, elaborou-se uma avaliação dos impactes sobre estruturas, contextos e depósitos arqueológicos que teve em conta o tipo de trabalhos de terraformação a realizar.
Com base nesta avaliação e nos documentos oficiais (PDM de Mora e pareceres da tutela), propuseram-se, para cada sítio arqueológico, medidas de minimização relacionadas com o valor patrimonial de cada sítio e com a magnitude do impacto (efetuado e estimado).
No sítio Herdade dos Pardais 1, identificou-se uma sepultura de cronologia tardo-romana, sem qualquer espólio associado. Também não foi identificado nenhum esqueleto. Nas proximidades identificaram-se mais duas. Não foram identificadas afetações significativas destes contextos, que, à data dos trabalhos agrícolas recentes, já deveriam estar no estado em que foram identificados. Nesse sentido propôs-se que fosse delimitada uma área de reserva de cerca de 10x10m em torno desta necrópole e que a estrutura intervencionada fosse coberta com geotêxtil e aterrada.
No sítio Herdade dos Pardais 2 não foram identificados contextos arqueológicos. A sondagem revelou apenas 1 depósito e superfície com cerca de 30 cm de espessura, seguidos do substrato geológico. Trata-se de um amontoado de cerâmica de construção e pedras que ali foi colocado algures no tempo. Poderá resultar da degradação da necrópole de Herdade dos Pardais 1. Face à interpretação realizada com base nos dados recolhidos, não foram propostas medidas de minimização adicionais.
No sítio Anta dos Pardais 3, depois de um primeiro nível de nivelamento mecânico dos depósitos, identificaram-se contextos arqueológicos preservados, nomeadamente no corredor e câmara funerária com a presença de deposições votivas e restos osteológicos humanos in situ.
Relativamente ao acompanhamento arqueológico, este decorreu nas zonas previstas, não tendo sido identificados estruturas, contextos e/ou depósitos estratificados.
Por fim, e dando cumprimento à responsabilidade científica e social, refira-se que, durante o ano de 2022, foi apresentada uma monografia sobre os trabalhos arqueológicos realizados na Anta dos Pardais 3. Nesse âmbito, solicitou-se também que o excecional espólio recuperado fosse entregue ao Museu do Megalitismo para que pudesse ser alvo de exposição de modo a toda a comunidade usufruir.