Avenida Marginal do Parque da Cidade, Porto - 2ª Campanha

Adjudicados à ERA-Arqueologia pela Porto 2001, estes trabalhos referem-se a uma segunda fase de escavações realizadas na Av. Marginal do Parque da Cidade do Porto, na Praça Dr. Gonçalves Zarco, e decorreram de 9 a 27 de Janeiro de 2001.

A primeira fase surgiu na sequência da detecção de materiais líticos – ou seja, o tipo de materiais, essencialmente rochas e minerais, usados na Pré-história para a elaboração de instrumentos (caça, símbolos religiosos, etc.) –  talhados num dos taludes das obras no local, durante o acompanhamento arqueológico realizado pela ERA.

As lascas de quartzo e quartzito detectadas não apresentavam sinais de rolamento, ou seja, apontavam para a existência de uma eventual ocupação humana pré-histórica preservada nesta zona, período ainda muito mal caracterizado nesta área do concelho. Estas novas descobertas revestiam-se, assim, da maior importância para o conhecimento da Pré-história antiga da região.

Recolha de utensílios.

Quanto aos utensílios recolhidos, não se pôde ter a certeza absoluta de que provinham de apenas um local original. Porém, tendo em conta a sua aparente uniformidade tipológica, avançou-se com a hipótese de uma única proveniência.

Para além disso, nenhum diagnóstico permitiu a atribuíção do conjunto artefactual a um período cronológico determinado, podendo os utensílios ser integrados em qualquer período pré-histórico (excepto no Paleolítico Inferior), já que têm um espectro de utilização muito longa na Pré-história e Proto-história.

Cofinanciado por: