Baixas de Óbidos

Adjudicada pela Hidroprojecto SA, a ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos no âmbito do Projecto de Execução das Infra-estruturas de Beneficiação Hidroagrícola do Aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos.

Estes trabalhos tinham como objectivos a realização de prospecções arqueológicas com vista a identificar elementos de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial construído, bem como a elaboração de um parecer técnico em que, face aos resultados obtidos, seriam apontados eventuais impactos e indicadas medidas minimizadoras dos mesmos.

O levantamento bibliográfico da área de estudo permitiu inventariar uma série de sítios de interesse patrimonial, no entanto, excepto o achado isolado do Casal do Brás, nenhum se encontrava localizado na área de afectação do referido projecto.

Por sua vez, as prospecções arqueológicas permitiram-nos identificar quatro sítios de interesse etnográfico. Não foram identificados vestígios arqueológicos, exceptuando um provável sítio pré-histórico, localizado junto a uma zona limítrofe à área de estudo. Como medida de minimização genérica foi proposto o acompanhamento arqueológico permanente sempre que ocorressem remoções de terra.

 

Cofinanciado por: