Fábrica de papel tissue, Vila Velha de Rodão

Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos no âmbito do descritor Património do Estudo de Impacte Ambiental (Fase Projecto de Execução) para a construção de uma fábrica de papel tissue em Vila Velha de Rodão foram realizados pela ERA-Arqueologia para a Enviestudos, Lda., durante o mês de Maio de 2008.

A intervenção teve os seguintes objectivos: inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação; avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas; avaliar o impacte sobre o património decorrente da implementação do projecto; e elaborar proposta de Medidas de Minimização de Impacte.

Vestígio pré-histórico.

Durante os trabalhos de pesquisa e de prospecção arqueológica foram detectados 3 achados isolados correspondentes a vestígios da ocupação humana durante a Pré-história neste local. De salientar que nas proximidades existem importantes jazidas arqueológicas do Paleolítico, como a Foz do Enxarique ou a Celulose do Tejo.

Dado o carácter isolado dos vestígios arqueológicos identificados, sugeriu-se como medida de minimização genérica a realização de trabalhos de acompanhamento com o objectivo de aferir a existência de contextos conservados e garantir a salvaguarda de bens patrimoniais existentes no subsolo.

Cofinanciado por: