Rua da Assunção, 88, Lisboa

Entre os dias 6 e 9 de Junho de 2011, a ERA realizou a escavação de uma sondagem no átrio do edifício n.º 88 da Rua da Assunção, em Lisboa. Os trabalhos justificaram-se por este edifício se encontrar em Zona de Nível I do Plano Director Municipal de Lisboa, pelo que as obras afectariam uma área com potencial arqueológico.

Assim, foi determinada a abertura de uma sondagem arqueológica de diagnóstico, numa área de 1,5 X 1,7 m por 1,5 m de profundidade, a qual incluiu a totalidade do subsolo a afectar para construção de um poço de elevador.

Os dados obtidos apontaram para que as realidades identificadas pertencessem a uma única fase, a da construção deste edifício, ainda que tivesse existido seguramente algum revolvimento recente. Após o levantamento das paredes de fundação, o espaço entre estas teria sido aterrado com entulho.

O indicador cronológico mais preciso aqui recolhido sugeriu que esta fase teria ocorrido no século XVIII. Porém, sendo amplamente conhecida a total remodelação sofrida pela baixa lisboeta após o terramoto de 1755, é seguro afirmar que esta construção pertenceria a um momento posterior a este acontecimento.