Pousada de Óbidos, Rua do Castelo, nº 1, Óbidos

No âmbito das obras realizadas na Pousada de Óbidos, edifício sito no nº 1 da Rua do Castelo, em Óbidos, esta intervenção implicou a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico. Este edifício encontra-se incluído no “Castelo e todo o conjunto urbano da vila de Óbidos”, conjunto classificado como Monumento Nacional, inserindo-se no espaço urbano de nível 1 (Centro Histórico), com as implicações inerentes.

O trabalho de acompanhamento arqueológico de obras pressupõe a observação de movimentações no subsolo (i.e. levantamento de pavimentos, desmonte de paredes, revolvimento de terras, desaterros ou outras acções que possam ter afectação directa do subsolo ou de elementos edificados) realizadas por via mecânica ou manual, de forma sistemática e permanente.

Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pelo Grupo Pestana Pousadas, SA e decorreram entre os dias 1 e 13 de Julho de 2011. Nas valas abertas durante o acompanhamento arqueológico não se registou qualquer contexto arqueológico preservado, apenas níveis de aterro ou preparações de pisos actuais.