Leiria

Praça Rodrigues Lobo

A intervenção na Praça Rodrigues Lobo permitiu a identificação de uma necrópole que insere-se no período medieval/moderno, sendo o estudo dos dados recolhidos durante a escavação arqueológica fundamental para a sua caracterização e, consequentemente, representa um contributo para o estudo das necrópoles deste período.

Reforço e protecção costeira da arriba da Praia do Quebrado

Trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento “Obra de Reforço e Protecção Costeira da Arriba Praia do Quebrado”, intervenção promovida pela Câmara Municipal de Peniche e com protocolo firmado com a Agência Portuguesa do Ambiente. Os trabalhos permitiram identificar vestígios da antiga muralha construída no século XVII.

Diagnóstico arqueológico no Largo São João de Deus, Óbidos

Foram realizadas sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito do empreendimento de reabilitação de edifício para espaço de restauração e bebidas no centro histórico de Óbidos. A sua realização permitiu confirmar o potencial arqueológico do local.

Ampliação da Pousada de Óbidos

O projecto consistiu num parecer técnico relativo ao projecto de ampliação da Pousada de Óbidos no nº 1 da Rua do Castelo, em Óbidos, na área do conjunto classificado como Monumento Nacional.

Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha)

Foram realizados trabalhos de acompanhamento arqueológico no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha para o Centro Interpretativo. Os trabalhos incidiram sobre a observação e registo da abertura de uma vala para a passagem dos cabos do ar condicionado (AVAC) com um comprimento total de 86,60m aproximadamente .

Baixas de Óbidos

Foram realizadas prospecções arqueológicas com vista a identificar elementos de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial, bem como a elaboração de um parecer técnico em que seriam apontados eventuais impactos e indicadas medidas minimizadoras.

Barragem de Óbidos

O acompanhamento arqueológico realizado visou a identificação de património arqueológico e/ou etnográfico e a elaboração de medidas de minimização.

Azenha 1, Quinta da Charneca, Óbidos

Esta intervenção consistiu no levantamento topográfico para o sítio designado por Azenha 1, identificado na fase das prospecções arqueológicas que tinham por objectivo a identificação de realidades com interesse arqueológico ou etnográfico, no âmbito da construção da Barragem de Óbidos.

Ponte dos Ingleses - Barragem de Óbidos

As acções realizadas no sítio Ponte dos Ingleses resultaram da elaboração de um conjunto de medidas de minimização, predefinidas no âmbito da apresentação do Relatório de Prospecções Arqueológicas na Barragem de Óbidos, aprovado pelo Instituto Português de Arqueologia.

Ligação Ferroviária de Alta Velocidade - Lisboa e Porto, troço Alenquer – Pombal

Estes trabalhos de inventário e relocalização do património surgiram no âmbito do Estudo Impacte Ambiental (Estudo Prévio) para a área a ser afectada pela Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto.

Electrofer 4, Marinha Grande

efectuou trabalhos arqueológicos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (Fase de Projecto de Execução) para a edificação da Electrofer 4 – instalação de tratamento de superfícies metálicas.

Pedreira de Vale da Pedreira, Rio Maior

Estes trabalhos arqueológicos de prospeção visaram a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida por este empreendimento.

Parque Eólico de Alto da Folgorosa

O trabalho efectuado contemplou a realização de um levantamento bibliográfico/documental, bem como de prospecções sistemáticas, resultando na inventariação de 12 sítios de valor etnográfico e 3 sítios de valor arqueológico, dos quais 2 foram alvo de propostas para medidas de minimização específicas.

SIMLIS - Saneamento Integrado dos Municípios do Lis - Vale da Sesmaria 1 e 2

A ERA-Arqueologia efectuou duas sondagens mecânicas no âmbito da 2ª fase da Empreitada de execução das Infra-estruturas do Saneamento Integrado da Bacia do Lis.

Pedreira do Pé da Pedreira, Alcanede – Rio Maior

Os trabalhos desenvolvidos tiveram como objectivo a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida pelo projecto da futura pedreira do Vale da Pedreira, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização do mesmos.

Avenida do Mar, nº 8-10, Peniche

O acompanhamento arqueológico e a sondagem arqueológica de diagnóstico efectuados na área deste imóvel situado na Avenida do Mar realizaram-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício.

Royal Óbidos Spa & Golfe Resort, Óbidos

A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da empreitada de construção deste empreendimento turístico.

Pedreira de Vale das Pedras, Cadaval

Os trabalhos executados no âmbito do EIA da Pedreira Vale das Pedras consistiram na realização de prospecções sistemáticas na área prevista para a ampliação da exploração da pedreira, área envolvente e respectiva avaliação do quadro de referência.

Rua Vasco da Gama, nº 81, Peniche

Esta escavação arqueológica enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes da obra de remodelação de um imóvel.

Largo da Nossa Senhora da Guia, Ferrel, Peniche

Os trabalhos arqueológicos efectuados num imóvel situado no Largo Nossa Senhora da Guia visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.

Travessa do Desembargador, 18-22, Peniche

Estas acções de acompanhamento arqueológico incidiram sobre a demolição de uma antiga residência, visando evitar a afectação de qualquer vestígio arqueológico e/ou patrimonial.

IC9 – Lanços EN1 (IC2)/Fátima (A1) e Fátima (A1)/Ourém (Alburitel)

O objectivo do acompanhamento arqueológico realizado no âmbito da construção do IC9 – Subconcessão Litoral Oeste foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação.

Linha Batalha/Lavos, sítio de Vidigal de Baixo, freguesia de Pousos, Leiria

A intervenção arqueológica neste sítio surgiu na sequência dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da empreitada da Linha Batalha/Lavos, enquadrando-se numa perspectiva de minimização de impactes face à proximidade da Bancada de Sílex Chitas I.

Linha Batalha - Lavos, 400 kV, sítio de Calvário

A intervenção arqueológica no AP 25 surgiu na sequência da detecção de achados arqueológicos líticos, enquadráveis na Pré-História Antiga, na superfície da área a afectar pela construção do apoio, assim como nas suas imediações.

Linha Batalha - Lavos, 400 kV, sítio de Mata da Curvachia

A intervenção arqueológica no AP 29 surgiu na sequência do acompanhamento arqueológico da empreitada da Linha de Batalha - Lavos, enquadrando-se numa perspectiva de minimização de impactes face à construção do referido apoio.

Auto-Estrada do Litoral Oeste, tramo de Batalha, sítio de São Jorge

Esta intervenção consistiu na avaliação e diagnóstico do impacte do traçado da auto-estrada sobre o sítio de São Jorge.

IC36 – Variante Leiria, sítio de Quinta de S. Venâncio

Numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução da IC36 Variante Leiria, preconizou-se o levantamento gráfico e fotográfico e a memória descritiva de elementos patrimoniais observados no decurso do acompanhamento arqueológico da obra.

Centro Cívico de Leiria

A intervenção consistiu na execução de sondagens arqueológicas manuais, tendo como objectivos genéricos a avaliação do potencial arqueológico e patrimonial da área em questão.

Fábrica de Cerâmica Coelho da Silva, Porto de Mós

Esta intervenção teve como objectivo realizar a componente de Património no âmbito do EIA da ampliação da Fábrica de Cerâmica, implicando a prospecção sistemática da área de incidência do projecto.

Pousada de Óbidos, Rua do Castelo, nº 1, Óbidos

A ERA levou a cabo, em 2011, o parecer técnico relativo ao projecto de ampliação da Pousada de Óbidos na área do conjunto classificado como Monumento Nacional.

Rua Afonso de Albuquerque, 13-23, Peniche

A intervenção resultou de este projecto se inserir na Zona Especial de Protecção da Fortaleza de Peniche (Monumento Nacional) e na Zona de Protecção da Igreja de S. Pedro (Imóvel de Interesse Público).

Construção da Variante da Caranguejeira, 2º Troço, Caldelas (Leiria)

Após os trabalhos de verificação e prospeção ao longo do eixo e estremas do futuro troço, foram acompanhados todos os trabalhos de desmatação e movimentação de terras ao longo da futura via.

Infraestruturas de gás natural, Peniche

A área intervencionada localiza-se no istmo do tômbolo de Peniche, zona assoreada a partir do séc. XV/XVI, e na cidade em si, chamada a “ilha” de Peniche.

Rua do Facho nº 35, Óbidos

Foram realizadas cinco sondagens arqueológicas manuais, de diagnóstico preliminar, permitindo assim uma primeira avaliação do potencial arqueológico da área de incidência do projecto de reconstrução/ampliação do prédio

Reforço e protecção da arriba da Praia do Quebrado, Peniche

A área intervencionada localiza-se junto ao istmo do tômbolo de Peniche, zona assoreada a partir do séc. XV/XVI, chamada a “ilha” de Peniche.

Rua Arquitecto Paulino Montez, 16-18, e Rua Luís Ataíde, 76, Peniche

A ERA efectuou acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de requalificação de um edifício.

Carta Arqueológica do Concelho de Peniche

O objectivo foi actualizar informação referente a 26 sítios constantes da Carta Arqueológica do Concelho de Peniche e, também, prospectar 4 áreas previamente definidas como sensíveis devido à sua posição no território.

Forte da Consolação, Peniche

Dado que o projecto de recuperação do Forte implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolvia num edifício classificado como Monumento Nacional, foi preconizada a realização de sondagens de diagnóstico.

Rua de José Estevão e Travessa da Lingueta (Santo António), Peniche

Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de salvaguarda e preservação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos existentes na área do projecto de Requalificação do espaço urbano no antigo espaço do Jogo da Bola.

Linha de Batalha – Lavos, a 400 kv, Apoio n.º 85

Na sequência dos trabalhos de acompanhamento arqueológico da empreitada da Linha de Batalha – Lavos, a 400 kv, foi identificada na zona de implantação do poste nº 85 uma possível estrutura arqueológica negativa, eventualmente relacionada com ocupações humanas da pré-história dada a presença no local de materiais líticos, nomeadamente núcleo de sílex.

Sítio de Meu Jardim, EN 242 – variante da Nazaré, Concessão do Litoral Oeste

Os trabalhos enquadraram-se no processo de minimização de impactes sobre o património decorrentes da execução da EN 242 – variante da Nazaré, no âmbito da execução da Concessão do Litoral Oeste.

Avaliação Ambiental Estratégica do PDM de Porto de Mós – Descritor Património

A ERA desenvolveu acções de pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal de Porto Mós.

Rua Machado dos Santos/Rua de Alcobaça, Leiria

A ERA levou a cabo trabalhos de acompanhamento arqueológico da obra de construção de edifício para comércio, habitação e escritórios na Rua Machado Santos/Rua de Alcobaça.

Pousada de Óbidos, Rua do Castelo, nº 1, Óbidos

No âmbito das obras realizadas neste edifício, incluído no “Castelo e todo o conjunto urbano da vila de Óbidos”, esta intervenção implicou a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico.

Rua Direita, nº 3, Óbidos

A ERA-Arqueologia efetuou ofícios de acompanhamento arqueológico no contexto do projecto de reabilitação do edifício sito no nº 3 da Rua Direita, em Óbidos.

Variante dos Capuchos, Leiria

Nesta intervenção, é de salientar a identificação de diversos contextos arqueológicos enquadráveis numa ampla diacronia, desde a Pré-historia Antiga (Paleolítico Inferior) à Época Contemporânea.

Abastecimento Hidroagrícola da Baixa de Óbidos

Procedeu-se, até ao final do mês de Setembro de 2016, ao acompanhamento de toda a movimentação de terras, no sentido de salvaguardar pelo registo as realidades ali observadas.

Largo de Nossa Senhora da Guia, n.º 10, Ferrel, Peniche

Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de diagnóstico, uma vez que a obra de construção de um novo edifício se encontrava dentro da área de proteção da Capela de Ferrel.

Convento de Santo Agostinho, Leiria

Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de reconversão do Convento enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património arqueológico. Mais tarde, a ERA levou a cabo o processo de conservação e restauro de elementos de pintura mural e cantarias.

Memorial dos Presos Políticos da Fortaleza de Peniche

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito construção do Memorial dos Presos Políticos da Fortaleza de Peniche foram adjudicados à ERA-Arqueologia pelo Município de Peniche.

Edifício Stephens, Marinha Grande

Após o estudo em que se procedeu ao levantamento dos objetos de valor histórico e cultural integrado existentes no interior e exterior do Edifício Stephens, surgiu a necessidade de conhecer de forma mais aprofundada as características formais, extensão e estado de conservação das pinturas murais aí identificadas.