SIMLIS - Saneamento Integrado dos Municípios do Lis - Vale da Sesmaria 1 e 2

No dia 2 de Março de 2007, a ERA-Arqueologia efectuou duas sondagens mecânicas no âmbito da 2ª fase da Empreitada de execução das Infra-estruturas do Saneamento Integrado da Bacia do Lis. O local onde foram implantadas situa-se em Lugar do Telheiro/Vale da Sesmaria, integrado na freguesia de Maceira, concelho e distrito de Leiria.

Estas sondagens arqueológicas complementaram o conjunto de medidas de minimização realizadas nas zonas interferentes com os trabalhos de escavação das empreitadas de execução dos emissários de águas residuais, domésticas e similares referentes ao Emissário Poente - Emissário 6.3.1.B., inserido no Projecto de Despoluição Integrada da Bacia Hidráulica do Lis e Ribeira de Seiça.

Apesar das características do trabalho implicarem o recurso a uma metodologia expedita, em momento algum se descurou um plano de registo rigoroso. Efectuou-se uma escavação arqueológica com recurso, como se referiu, a meios mecânicos que obedeceu às normas técnicas aceites pela comunidade científica, decorrendo de acordo com o estabelecido pelas leis em vigor, tendo sido adoptado o método de registo do sistema de unidades estratigráficas (E. C. Harris, 1991).

Da análise do material recolhido e da realidade estratigráfica observada, concluiu-se que apenas na sondagem 1 se registaram materiais, não existindo nenhum nível arqueológico preservado nas áreas sondadas. Tratou-se de material lítico em sílex, composto por núcleos e lascas encontrados a uma profundidade máxima de 35 cms, no caso da sondagem 1. Na sondagem 2, foi apenas detectado um núcleo em sílex nas terras provenientes do interior da sondagem.