Parque Eólico de Alto da Folgorosa

O levantamento patrimonial efectuado pela ERA-Arqueologia no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (Fase de Projecto de Execução) para a área a afectar pela implantação do Parque Eólico de Alto da Folgorosa, nos concelhos de Torres Vedras e Alenquer, decorreu entre 20 de Julho de 2006 e 13 de Fevereiro de 2007.

O trabalho efectuado contemplou a realização de um levantamento bibliográfico/documental, bem como de prospecções sistemáticas, resultando na inventariação de 12 sítios de valor etnográfico e 3 sítios de valor arqueológico, dos quais 2 foram alvo de propostas para medidas de minimização específicas.

Sugeriram-se como medidas de minimização genéricas a sinalização dos elementos patrimoniais identificados, trabalhos de prospecção sistemática aquando da escolha da localização das outras infraestruturas de apoio à obra e do projecto e, por fim, trabalhos de acompanhamento arqueológico na fase de construção. Pretendeu-se, assim, assegurar a integridade dos sítios e a aplicação de medidas de minimização antes da afectação destes ou de novos sítios que pudessem ficar a descoberto com o decorrer dos trabalhos de obra.