Reforço e protecção da arriba da Praia do Quebrado, Peniche

Estes trabalhos foram realizados, entre 28 Setembro e 2 de Outubro de 2015, no âmbito do empreendimento “Reforço e protecção da arriba da Praia do Quebrado”, correspondendo a uma intervenção de emergência, de Categoria D. A área intervencionada localiza-se junto ao istmo do tômbolo de Peniche, zona assoreada a partir do séc. XV/XVI (Calado, 1994), chamada a “ilha” de Peniche.

O único registo patrimonial identificado foi a fundação da antiga muralha, com toda a probabilidade pertencente ao forte do século XVII, que só foi possível detectar em virtude destes trabalhos e através de memórias locais da população residente. O património móvel registado correspondeu a um projéctil, recolhido durante a operação de limpeza a jacto de água que se fez incidir sobre o local.

Inicialmente, acompanhou-se a zona montante, espaço para o qual fomos chamados a intervir, supondo-se ter sido detectada ali uma muralha. Esta, porém, revelou ser uma obra dos anos sessenta do século XX para contenção das águas e protecção da acção do mar.