Diagnóstico arqueológico no Largo São João de Deus, Óbidos

No âmbito da requalificação de um edifício no centro histórico e Óbidos para a abertura de um espaço de restauração, foram realizados duas sondagens de diagnóstico com o objectivo de identificar o potencial arqueológico. Para da sua localização importante a nível patrimonial, intervenções realizadas nas imediações do imóvel faziam prever a presença de vestígios arqueológicos.

«O imóvel, cuja datação datará de 1769, localiza-se no Centro Histórico da Vila de Óbidos, e foi objeto de trabalhos de requalificação, durante os quais foram detetados dois muros e dois silos (...) Espólio: Fragmentos de cerâmica comum, correspondendo principalmente a contentores de médio e grande porte».

Os trabalhos actuais da confirmaram o potencial arqueológico do local. Ao longo da abertura das sondagens foram identificados níveis com espólio arqueológico e estruturas(duas pétreas e uma canalização). A sua identificação prévia permite a salvaguarda de património arqueológico que possa ser afectado durante a requalificação do espaço através do trabalho de acompanhamento arqueológico. 

Cofinanciado por: