Rua Direita, nº 3, Óbidos

A ERA-Arqueologia efetuou, em 2015, serviços de acompanhamento arqueológico no contexto do projecto de reabilitação do edifício sito no nº 3 da Rua Direita em Óbidos. As obras em questão implicavam a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico, já que se desenvolveram na servidão administrativa do Castelo e Vila de Óbidos.

À chegada ao local, observou-se que os compartimentos correspondentes à sala dos fundos e às casas de banho se encontravam praticamente em fase de acabamentos, já com piso cimentado e paredes rebocadas. Nas restantes duas salas, foi observada a existência de roços abertos no atual piso de cimento e num depósito de aterro, de cronologia contemporânea, para colocação de cabos eléctricos e infraestruturas de água e saneamento.

A observação do local não evidenciou a existência de afectação de qualquer estrutura ou vestígio de importância arqueológica na área e no período de acompanhamento, pelo que, não estando previstas posteriores intervenções a nível do subsolo, não se propôs a aplicação de qualquer medida de minimização.