Azenha 1, Quinta da Charneca, Óbidos

Esta intervenção consistiu no levantamento topográfico para o sítio designado por Azenha 1 (Quinta da Charneca), identificado na fase das prospecções arqueológicas que tinham por objectivo a identificação de realidades com interesse arqueológico ou etnográfico, no âmbito da construção da Barragem de Óbidos.

Situada na freguesia de A-dos Negros, Óbidos, esta azenha (ou moinho de água) insere-se no contexto de aproveitamento natural na vertente hídrica para a transformação de produtos cerealíferos resultantes da produção agrícola. Faz parte de um conjunto de outras unidades de transformação que se identificaram nesta região, ao longo do curso do rio Arnóia. Pelos elementos disponíveis, foi possível enquadrar este sítio num quadro de valoração patrimonial de âmbito etnográfico.

Foi possível determinar as reais dimensões da estrutura, visíveis em alçado e em plano, bem como definir os restos de muro(s) existentes a Sul e caracterizar de um modo mais rigoroso as técnicas construtivas empregues na sua edificação. Concluída a aplicação de medidas de minimização, não foram propostas mais acções de salvaguarda da estrutura.