Avaliação Ambiental Estratégica do PDM de Porto de Mós – Descritor Património

No ano de 2011, a ERA desenvolveu acções de pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais no âmbito do Relatório de Definição do Âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o Plano de Director Municipal de Porto Mós. Estes trabalhos foram elaborados para a EGA – Environmental Governance Advisors.

Assim, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica para o concelho em causa, tendo sido inventariados 117 elementos patrimoniais. Além disso, foram analisados os elementos facultados (antigo PDM e vias projectadas para o concelho) e apurados os Factores Críticos.

No âmbito da pesquisa prévia deste trabalho foram consultados: documentação, estudos, monografias, artigos específicos, cartografia e estabelecidos contactos sobre património arqueológico, etnográfico e arquitectónico no concelho de Porto Mós. Examinaram-se inventários, cartas arqueológicas publicadas e inventários informatizados das instituições da tutela – Endovélico do IGESPAR (extinto Instituto Português de Arqueologia) e base de dados do extinto Instituto do Património Arquitectónico, actual DRC.

Foi recolhida e analisada informação presente no Plano Director Municipal e iniciou-se a consulta de processos no Arquivo do IGESPAR, I.P. (interrompida, então, por questões alheias à equipa concernentes ao encerramento temporário daquele serviço/departamento). Para além das obras de carácter genérico, como cartas arqueológicas, realizou-se um levantamento bibliográfico específico e consultados relatórios de trabalhos arqueológicos realizados sobre projectos ou sítios localizados na área de estudo.

Toda a informação foi sistematizada e cartografada em suporte vectorial.

Cofinanciado por: