Construção da Variante da Caranguejeira, 2º Troço, Caldelas (Leiria)

No âmbito do projeto de Construção da Variante da Caranguejeira, 2º Troço, na localidade de Caldelas, freguesia da Caranguejeira, concelho de Leiria, estas acções arqueológicas foram efectuadas pela ERA para a empresa Matos e Neves Lda. no período de 18/07/2012 a 07/12/2012.

Após os trabalhos de verificação e prospeção ao longo do eixo e estremas do futuro troço, foram acompanhados todos os trabalhos de desmatação e movimentação de terras ao longo da futura via, previamente marcada por estacaria topográfica em eixos de 10 em 10 metros. A sua extensão rondava os 2 km de comprimento e, em média, os 8 metros de largura.

Em todos os eixos, conforme a necessidade, foi feita desmatação, movimentação de terras, decapagem e modelação de terreno. Do eixo 0 ao 63, efectuou-se uma abertura de caixa para a via, o mesmo sucedendo do eixo 73 ao eixo 105, embora a sua faixa central não tenha necessitado deste tipo de trabalhos, visto ser ocupada por uma pequena estrada municipal e a modelação do terreno ser a mesma.

A este 2º troço, juntaram-se os trabalhos de abertura de valas para implantação de sistemas de drenagens de saneamento pluvial e doméstico, realizados em contexto de depósitos de aterro, assim como pequenas valas para implantação de muros entre a Rua da Vala e a Rua da Quinta, eixo rodoviário Caldelas-Cardosos, sem quaisquer incidências patrimoniais.

Não foram necessárias outras acções para além da prospeção e do acompanhamento de obra, sendo que este foi feito, entre o eixo 0 e o eixo 105, sem quaisquer incidências patrimoniais ou a existência de situações agressivas aos valores patrimoniais e arqueológicos. Desta forma, não foram recolhidos quaisquer materiais arqueológicos durante os trabalhos.