Avenida do Mar, nº 8-10, Peniche

O acompanhamento arqueológico e a sondagem arqueológica de diagnóstico efectuados na área deste imóvel situado na Avenida do Mar, em Peniche, realizaram-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício. Os trabalhos visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados, uma vez que o local se insere na ZEP (Zona Especial de Protecção) da Fortaleza de Peniche.

Para a avaliação do potencial arqueológico executou-se uma sondagem de diagnóstico (1,50m x 1,50m), implantada na área de afectação do projecto de execução da obra (no interior do edifício, junto à parede que divide o nº 8 do nº 10). Os objectivos foram obter uma amostra significativa da estratigrafia arqueológica do local, caracterizar o valor científico e patrimonial de eventuais vestígios arqueológicos e elaborar um parecer técnico sobre a medida de minimização a aplicar.

Levou-se ainda a cabo o acompanhamento arqueológico da remoção do pavimento do edifício, efectuado em todas as áreas onde se encontrava prevista a construção da cave, de modo a avaliar e minimizar eventuais vestígios arqueológicos. Porém, a realização dos trabalhos não identificou quaisquer evidências arqueológicas ou patrimoniais.