Rua Zeferino Brandão, centro histórico de Santarém

A ERA concretizou o acompanhamento arqueológico da obra de abertura de vala para a implantação de cabos de telecomunicações na Rua Zeferino Brandão, no centro histórico de Santarém. Estes trabalhos foram adjudicados pela Telcabo, Lda. e decorreram nos dias 18 e 19 de Setembro de 2012.

O centro histórico de Santarém, onde se localiza a Rua Zeferino Brandão, encontrava-se em vias de classificação, por Despacho de abertura de 18 de Abril de 2001 do Vice-Presidente do IPPAR. Tendo em consideração a sensibilidade da zona de intervenção, os trabalhos de acompanhamento arqueológico das atividades que implicaram afectação do solo foram realizados de forma sistemática e permanente.

A empreitada consistiu na abertura de uma vala transversal à Rua Zeferino Brandão, com o comprimento máximo de 20m, a largura máxima de 0,70m e a profundidade máxima de 1,50m, para a construção de infraestruturas para a instalação de fibra óptica entre duas caixas de telecomunicações (PT) existentes. Verificou-se a total ausência de qualquer tipo de vestígio arqueológico.