Rua do Diário de Notícias, 15, Lisboa

A ERA levou a cabo acções de acompanhamento arqueológico no âmbito do empreendimento «Remodelação do Edifício Nº15 sito na Rua do Diário de Notícias, 1200-141 em Lisboa», na freguesia da Encarnação. Estes trabalhos foram adjudicados pela Augusto Caldas da Silva e decorreram entre os dias 11 e 15 de Junho de 2012.

Efectuou-se o acompanhamento das escavações no piso térreo do edifício numa área de 21 m2 distribuída por dois compartimentos. A intervenção resultou na identificação de um conjunto de estruturas de cronologia moderna a contemporânea, constituído por uma vala para fundação rasa/direta em baldrame, e uma estrutura de forma subcircular, composta por seixos rolados, onde se distinguem marcas de combustão e uma fossa revestida a cal, provavelmente para suporte de talha.

O conjunto dos materiais arqueológicos recolhidos é composto por fragmentos de cerâmica, osso, metal e vidro, encontrados sobretudo nos depósitos de enchimento das estruturas referidas. Estes foram tratados, registados, inventariados e armazenados em contentor próprio. As suas características apontam para uma cronologia de Idade Moderna e Contemporânea (séculos XVIII, XIX e XX).

As estruturas foram integralmente registadas através do registo fotográfico e do desenho arqueológico. A análise das mesmas e da sequência estratigráfica relacionada permitiu aferir que as referidas fundações e estrutura de combustão pelo seu reduzido valor patrimonial não justificavam medidas de proteção patrimonial extraordinárias. Por outro lado, a fossa foi protegida com manta geotêxtil e depois aterrada, não sendo afetada pelos trabalhos de escavação.