Requalificação do Habitat Lagunar dos Salgados, freguesia de Pêra, Silves

Os labores de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito da empreitada designada por Projeto de Requalificação do Habitat Lagunar dos Salgados, na freguesia de Pêra, concelho de Silves, decorreram entre os dias 10 de Março e 4 de Abril de 2014.

A intervenção consistiu na prospeção dos terrenos da expropriação em fase prévia ao início da obra, bem como no acompanhamento de todas as movimentações de terras inerentes à execução desta. Em seguida, far-se-ia uma análise da metodologia utilizada, bem como uma descrição pormenorizada dos trabalhos e uma análise estratigráfica das camadas detetadas.

Não foram registados níveis ou estruturas arqueológicas relevantes para a compreensão da história local, nem passíveis de limitar ou impedir o desenvolvimento da empreitada. Nas áreas já afetadas o terreno encontrava-se integralmente em níveis geológicos estéreis de base (rocha ou saibro natural), pelo que não se requereram futuros trabalhos de índole arqueológica.

Quer nos trabalhos de escavação da vala de conduta elevatória, quer nos trabalhos de abertura de fundões na zona lagunar, não foram detetados quaisquer vestígios patrimoniais e arqueológicos significantes.